O que faz o gesto?

OFICINAS CLUP-iGesto – 1

As oficinas dirigem-se a todos os interessados em estudar o gesto: o gesto que, interligado com a fala, transmite significados complementares ou suplementares às palavras do enunciado, o gesto que substitui a fala; os gestos codificados: da dor de cotovelo ao nariz empinado, ou a um simples aceno de cabeça;  as famílias de gestos: dos de apontar até aos gestos de palmas para cima. Demonstra-se como gesto, fala e pensamento estão interligados, como o gesto é importante no processo de aquisição da linguagem, como revela conceptualizações de várias dimensões abstratas e como é percepcionado pelo ouvinte/observador –  seja como gesto artistico, seja como um gesto que corporiza práticas sociais.

Metodologias de análise das multimodalidades na interação face a face. Estudos do Gesto com ELAN.

O curso oferece dois tipos de aulas:

  • Aulas teóricas: onde se explica “o que é o gesto”, ou “como é que os gestos se relacionam com a fala?”, ou “como será os gestos revelam os nossos pensamentos?”, ou “porque gesticulamos ao telefone?”.
  • Aulas práticas: onde se ensina a utilizar o programa de anotação vídeo ELAN. Os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados em estudos com objetivos distintos, de diferentes orientações disciplinares, por exemplo das Ciências da Linguagem, Ciências Sociais, Antropologia, Ciências Cognitivas, Psicologia, Neurologia, Arquitetura, Artes Performativas (Teatro, Música, Dança), Artes Digitais, Motricidade Humana.

Este curso de formação contínua (2,5 créditos),  organizado em parceria entre a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Associação sem fins lucrativos iGesto- Investigação do Gesto,  foi homologado em Março de 2016 pelo Senado da Universidade do Porto.

A realizar em fevereiro de 2017.

INFORMAÇÕES

Advertisements